Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Turma do 2º ano Tem aula de Laboratório

Os alunos do 2º ano da Prof. Jane receberam aula de ciências no laboratório da COOPEC hoje 24/05/2012! 
Acompanhados pelo professor Sergio receberam instrução sobre animais rastejantes, quadrupedes, que nadam e voam! Também aprenderam observar animais no microscópio e assim aprenderam que existem seres vivos que não podemos ver a olho nu! 

Peço desculpas pelas fotos pois nossa máquina fotográfica parece estar desregulada!










terça-feira, 15 de maio de 2012

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Aulas de Laboratório


Trabalho da turma da 6ª série (Células)

Hoje dia 10 de maio aconteceu a apresentação dos trabalhos práticos dos alunos da 6ª série com o tema células. Os alunos desenvolveram seus projetos utilizando vários materiais, como bolas de isopor, massinha de modelar e argila.
O objetivo do trabalho foi aprimorar os conhecimentos específicos dos alunos a respeito das células e seu funcionamento para facilitar a aprendizagem da citologia que por muitas vezes é vaga através de imagens inertes! 










quarta-feira, 9 de maio de 2012

III Feira de Ciências da COOPEC (Projeto Galileu)

Caros alunos nesta postagem segue as normas para a feira e a (Ficha de Inscrição)!



Colégio Cidade das Hortênsias  COOPEC
Data 01 de setembro

Regras da Feira de Ciências 2012
Projeto Galileu

1.  DA PARTICIPAÇÃO:

      Os alunos inscritos na Feira de Ciências deveram estar de acordo e seguir as regras estabelecidas pela Coordenação.
      O número de componentes  do grupo  deverá ser entre  2 (dois) e 5 (cinco)  alunos da mesma turma, para os alunos de 5ª a 8ª séries e para alunos do Ensino Médio.
      A elaboração do trabalho não será realizada em horário de aula, devendo o mesmo ocorrer em turno inverso.

2.  Do Projeto:

a)      Como escolher um Projeto Científico?
b)      Eleja para a sua apresentação um tema sobre o qual possa aprender algo mais
c)      Evite a eleição de um tema que lhe pareça familiar, corriqueiro;
d)      Para obter êxito não é necessário exibir dados e conclusões que assombrem os cientistas profissionais que gastaram sua vida em trabalhos semelhantes;
e)      O projeto escolhido deve ampliar seus conhecimentos pessoais e aumentar sua capacidade de observar, especular, formular, experimentar, deduzir e chegar a conclusões;
f)      O projeto não deve ocupar tanto tempo que faça o aluno descuidar-se de outras obrigações necessárias à sua educação escolar;
    

3. DA APRESENTAÇÃO:

     Como forma de padronizar e tornar mais organizada a apresentação dos conteúdos, os alunos deverão apresentar seus trabalhos na forma de 1 (um) pôster (ou “Banner”), que deverá conter algumas informações básicas sobre o trabalho apresentado, sendo elas: Identificação (componentes do grupo, turma pertencente); Título do trabalho; Introdução, Desenvolvimento, Bibliografia (ou Referências Bibliográficas).
NÃO SERÃO ACEITOS cartazes elaborados à mão.


4.  DA ORIENTAÇÃO:

a)      Os professores devem apresentar propostas de pesquisa para que os alunos escolham entre elas, tendo como orientador o professor idealizador da proposta;
b)      Os alunos que optarem por trabalhos diferentes das propostas apresentadas pelos professores devem conversar diretamente com o professor (ou coordenador das exatas) de sua preferência para verificar a possibilidade do mesmo orientar o grupo;
c)       As orientações ocorrerão, preferencialmente, às................... , em turno contrário ao das aulas, com prévio agendamento com o professor orientador;
d)      Conforme disponibilidade do professor, as orientações podem ocorrer, também, através de e-mail;
e)      Não será permitida a saída dos alunos, durante as aulas, para conversar com o professor orientador da sua pesquisa para a Feira de Ciências; independentemente do motivo apresentado;
f)        Os grupos devem escolher o tema de seu projeto e buscar a disponibilidade do professor para orientá-los  o mais rápido possível, pois, havendo demora, o professor de sua preferência pode não estar mais disponível em virtude do grande número de trabalhos que o mesmo já está orientando;
g)      As orientações servirão apenas para direcionamento dos trabalhos de pesquisa dos alunos, sendo dos mesmos, toda a responsabilidade pele comprimento dos prazos, assim como, da qualidade do trabalho que será apresentado;

5) DOS TRABALHOS:
    
     Os trabalhos apresentados  na Feira de Ciências do Colégio Cidade das Hortênsias COOPEC devem ser constituídos, obrigatoriamente de uma PESQUISA TEÓRICA e uma APRESENTAÇÃO PRÁTICA.

a)      DA PESQUISA TEÓRICA
        
         A pesquisa teórica é o registro das descobertas ocorridas durante as pesquisas que deverá ser entregue digitado no formato disponível no anexo 2 ao professor orientador dentro do prazo estabelecido, com todas as informações solicitadas devidamente preenchidas .

4.2 -  DA APRESENTAÇÃO PRÁTICA   

         A apresentação prática é exposição oral das pesquisas realizadas assim como de cartazes, maquetes, vídeos, banners, experimentos etc.


5. FOLHETO EXPLICATIVO

     Título:

     Deve ser curto. Se a precisão exige muitas palavras, estude a possibilidade de utilizar um título principal muito curto e um subtítulo mais explícito.

     Exemplo: Título ==> E. Motor

     Subtítulo: Motor eletrostático com 3 garrafas

Resumo:

   Uma síntese muito breve de todo seu projeto, na qual figure os objetivos propostos, os trabalhos realizados e as conclusões alcançadas.

Introdução:

   Descreva o tema do projeto e forneça algumas informações básicas, tais como os trabalhos pertinentes de outros investigadores ou descobridores do fenômeno. Deixe claro seu objetivo e do método utilizado. Inclua aquilo que você pretende transmitir para o público.

Material e Técnica:

   Descreva o material utilizado, sua fonte de obtenção, sua montagem, o método e as dificuldades encontradas.

Observações e Dados:

   Descreva suas observações. Inclua alguns dados como exemplo.

Bibliografia:

   Devem constar aqui os livros e revistas aos quais você efetivamente recorreu para obter as informações básicas. No exemplo, Artigo do Prof. Luiz Ferraz Netto, extraído do site:

< http://www.feiradeciencias.com.br >
< leobarretos@uol.com.br >

Expressão de Agradecimento

   A prudência e as melhores tradições científicas exigem que você agradeça toda ajuda recebida. Dê-lhes o valor merecido; será muito gratificante ler-se num trabalho:

    ... " ... a meu pai, que idealizou o sistema de iluminação e ... " ou

    ... " ... ao Sr. Jairo Lima, diretor do Colégio Cidade das Hortênsias, pelo empréstimo da cuba eletrolítica.." etc.

6. MODALIDADES DA FEIRA DE CIÊNCIAS:

a) Experiência: compreende projetos que visam testar uma hipótese; evidenciar fenômenos; provar leis ou teorias científicas, através de ensaios experimentais. Essas experiências poderão ser relacionadas com a Física, Química, Biologia ou outras áreas do conhecimento.

b) Estudo: projetos que apresentam uma coleção ou análise de dados para revelar a evidência de um fato, de uma situação ou de uma tese padrão de interesse científico. Este tipo de apresentação pode incluir um estudo de caso, análise comparativa, investigações teórico de dados, que sigam uma perspectiva interdisciplinar. Compreendem-se aqui, trabalhos relacionados às áreas das Ciências Humanas, Códigos e Linguagens, Ciências da Natureza, da Educação Básica e do Ensino Técnico e Profissionalizante.

c) Inovação/Invenção: projetos que visam o desenvolvimento ou a criação de um novo produto. Entende-se por inovação a ação de criar “algo novo a partir do que já existe”, dando a sociedade uma nova utilidade desse produto que já existia no mercado. Enquanto que a invenção é a ação de criar “algo novo a partir do que não existe”, tomando como ponto de partida as idéias, experiências e criatividade dos inventores. Esses projetos podem ser relacionados com os Eixos Tecnológicos do Ensino Médio Técnico e Profissionalizante.
7. – JULGAMENTO:

   As normas para o julgamento dos trabalhos expostos numa Feira de Ciências variam bastante, porém a maior parte delas, num trabalho sério de equipe de professores, segue de perto os critérios e sistema de pontuação utilizada pela Feira Científica Internacional, que são:

I. Capacidade criativa . .. . . . . . . 30 pontos

   Em que medida o trabalho exposto apresenta originalidade no planejamento ou em sua execução? Devem-se considerar os aspectos originais, independentemente do preço do equipamento comprado ou emprestado. Tenha presente a utilização engenhosa do material exposto. Considere que as coleções só serão criativas se apresentarem um objetivo muito bem definido.

II. Pensamento científico . . . . . . . 30 pontos

   O exposto revela um procedimento organizado? Existe planejamento? Há classificações, observações precisas ou experimentos controlados? O exposto verifica leis ou relações de causa e efeito? Contribui, mediante modelos e outros métodos, a uma melhor compreensão de fenômenos ou de teorias científicas? Houve preocupação na aplicação de metodologia científica?

   Considere a quantidade provável de autêntico estudo e esforço dedicado ao trabalho exposto. Ignore o que se pode subtrair, incluir ou melhorar — isto já seria pensamento do júri, não do expositor.

III. Minuciosidade . . . . . . . . . . . 10 pontos

   Pontue aqui a medida com que a história (tema) se desenrola completamente. Não é imprescindível que nos modelos se observe uma clareza muito prolixa dos detalhes da construção. Ser minucioso é saber cutucar o nervo doente e não excitar o corpo todo. Ser minucioso é saber despertar no espectador uma célula cerebral adormecida.

IV. Habilidade . .. . . . . . . . . . . . . 10 pontos

   Está bem construído o trabalho apresentado? A base do "aparelhinho" foi devidamente cortada, lixada e envernizada? Necessita de reparos freqüentes para manter o funcionamento? No caso de coleções, que grau de habilidade é refletido no trabalho exposto, na montagem, nos textos etc.? Dispense sua exigência e maturidade no assunto, você é um profissional, ele um aluno.

V. Clareza . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10 pontos

   Na sua opinião, um indivíduo médio entenderá a idéia do trabalho exposto? Estão escritos corretamente os títulos, as etiquetas, as descrições e os visuais? Foram apresentados com limpeza e precisão? Há algo que faça aumentar a atenção do espectador à medida que observa a seqüência do trabalho exposto? Aqui é onde entra, obrigatoriamente, a necessidade de mais de um juiz, um deles especialista no tema.
VI. Valor espetacular relativo. . . 10 pontos

   Esse trabalho exposto é mais atrativo que outros relativos ao mesmo tema?                                     Exemplifico, exame de sangue é comum (o que é ótimo!) em Feiras de Ciências e, vários grupos de alunos apresentam o mesmo tema. O problema do júri é estabelecer como cada um deles realmente esclarece o proposto, isso é o valor espetacular relativo.

8. - Segurança:

   Todo e qualquer trabalho a ser desenvolvido dentro de um laboratório ou na Feira de Ciências apresenta riscos, seja por produtos químicos, chama, eletricidade ou imprudência do próprio usuário, que pode resultar em danos materiais ou acidentes pessoais, que podem acontecer quando menos se espera.
   Pensando nisto, elaboramos este Manual de Segurança, contendo as principais medidas que se fazem necessárias para melhor utilização do laboratório e da Feira de Ciências da COOPEC (Colégio Cidade das Hortênsias) tais como:

a)      Armazenamento apropriado de reagentes e resíduos laboratoriais;
b)      Formas adequadas de descarte de resíduos laboratoriais;
c)      Formas de prevenção de acidentes;
d)      Utilização correta de equipamentos, como microscópios e balanças;
e)      Utilização de extintores;
f)       Procedimentos gerais recomendados em casos de acidentes.
g)      Utilizar os  equipamentos de  proteção individual ( luvas, touca, mascara, etc.) de acordo com a orientação do professor e/ou monitor.
h)      Tomar os devidos cuidados com os cabelos, mantendo-os presos e/ou uso de touca.
i)        Ler sempre o procedimento experimental com a certeza de ter entendido todas as instruções. Em caso de dúvidas, ou se algo anormal tiver acontecido, chame o professor ou monitor imediatamente.
j)        Para utilizar-se de produtos químicos ou qualquer equipamento, é necessário auxílio e autorização de professores ou monitores.
k)  Não deixar sobre a bancada, vidros quentes e frascos abertos.
k)     Utilizar óculos de segurança quando se fizer necessário. Prevenindo e/ou minimizando os efeitos nefastos resultantes dos possíveis acidentes.
l)        Usar luvas apropriadas durante a manipulação de objetos quentes e de substâncias     que possam ser absorvidas pela pele (corrosivas, irritantes, cancerígenas, tóxicas ou nocivas).
m)    Caso você tenha alguma ferida exposta, esta deve estar devidamente protegida.
n)      Em caso de acidentes, avise imediatamente o professor ou monitor responsável
o)      Prevenir acidentes é dever de cada um,  portanto trabalhe   com calma, cautela, dedicação e bom senso, seguindo sempre as recomendações aqui descritas, desta forma.

              Ficha de inscrição e a pesquisa teórica 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Saída de Campo

Alunos do 4º ano do ensino fundamental da COOPEC (Colégio Cidade das Hortênsias) em visita educativa  ao Ecopark Sperry Loboguará!
Acompanhados do Professor Sergio Henrique Licks e Professora Caline Ester Genz.
Os alunos aprenderam sobre os vários tipos de vegetação do parque e a importância destas especies na manutenção da fauna que la reside.



                                    Momento da soltura de uma serpente do Gênero Tantilla sp.


                                          Cachoeira da Usina


                                         Cachoeira do Poço










Liga das Florestas

Caros visitantes estamos em uma batalha pelos direitos daquelas que não são capazes de se defender, nossas Florestas.
Participe!!
Vote